Estética do mundo elevado ao grau máximo

Gilles Lipovestky lança um novo livro intitulado: L’esthetisation du monde’ ou seja a ‘Estética do mundo elevado ao grau máximo’ (ainda não traduzido em portugues).
Até pouco tempo a arte era feita pela arte, hoje é o mercado quem impulsiona o mundo das artes. O capitalismo criou um tipo inédito de arte: a arte de consumo de massa (cinema, publicidade …), que não necessita de qualquer cultura específica. Uma arte sem elevação ideal, que se mistura com marcas no esporte, moda, entretenimento. O mundo hiper moderno é um mundo inseguro, frágil…Isso se vê evidente na curva da ansiedade, no stress, no vício e depressão.
A comercialização da  ‘estética’ desenfreada atrelada a uma promessa de felicidade está deixando a pessoa ainda mais infeliz. Os prazeres estéticos não conseguem eliminar o desconforto, a deterioração da auto-estima gerada somente pela comercialização. O comercial não é necessariamente o oposto da qualidade, mas não satisfaz mais porque tem apostado muito no reino da quantidade.
Foto: Gilles Lipovestki lança um novo livro intitulado: L'esthetisation du monde' ou seja a 'Estética do mundo elevado ao grau máximo' (ainda não traduzido em portugues). Até pouco tempo a arte era feita pela arte, hoje é o mercado quem impulsiona o mundo das artes. O capitalismo criou um tipo inédito de arte: a arte de consumo de massa (cinema, publicidade ...), que não necessita de qualquer cultura específica. Uma arte sem elevação ideal, que se mistura com marcas no esporte, moda, entretenimento.  O mundo hiper moderno é um mundo inseguro, frágil...Isso se vê evidente na curva da ansiedade, no stress, no vício e depressão. A comercialização da  'estética' desenfreada atrelada a uma promessa de felicidade está deixando a pessoa ainda mais infeliz. Os prazeres estéticos não conseguem eliminar o desconforto, a deterioração da auto-estima gerada somente pela comercialização. O comercial não é necessariamente o oposto da qualidade, mas não satisfaz mais porque tem apostado muito no reino da quantidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s