6 reflexões sobre o sucesso de Pokémon GO

15 de Julho de 2016 12h – Atualizado às 12:44

pokemongo

Os últimos dias foram marcados por um fenômeno global que ultrapassou os limites do mundo da tecnologia e dos games para tomar a internet, o marketing e a vida das pessoas: Pokémon GO.

O sucesso lançado há uma semana balançou o mundo digital e se tornou o foco de discussões sobre realidade aumentada, geolocalização, publicidade online e até riscos reais como pessoas sendo atropeladas nas ruas por andarem distraídas demais brincando de capturar os personagens.

O viral já conseguiu inclusive ultrapassar ninguém menos que o Facebook com relação ao tempo em que os usuários passam no aplicativo, de acordo com um levantamento da empresa Sensor Tower divulgado nesta semana.

Diante de tamanho sucesso, o site espanhol Marketing Directo propôs algumas reflexões sobre os motivos pelos quais o relançamento de um clássico dos anos 1990 conseguiu “quebrar a internet” e impactar em diversas áreas. Confira abaixo:

1. Pokémon GO é um game que não prende seus jogadores em casa, forçando-os a ir às ruas

Difente de outros jogos, que confinam seus jogadores em suas casas diante de telas, Pokémon GO obriga as pessoas a ocuparem as ruas. Não apenas para capturar animais como também para protagonizar batalhas, correr atrás de recompensas e incubar ovos. O sedentarismo de muitos que viviam confinados em suas casas graças aos jogos de videogame pode estar com os dias contados graças a Pokémon GO.

2. A nostalgia é uma arma “marketeira” de atração massiva

Pokémon GO traz consigo uma marca icônica que marcou a vida de muitos jovens que cresceram nos anos 90. A nostalgia, neste caso, é uma arma poderosíssima nas mãos dos criadores do jogo, já que os adultos de hoje, todos devidamente equipados com celulares de última geração, podem matar as saudades da infância. Pokémon foi um fenômeno cultural na década passada e revivê-lo vem se mostrando uma boa estratégia de marketing.

3. Bem feita, a realidade aumentada pode ser fonte de muita diversão

Durante anos a realidade aumentada, que implica na inserção de elementos virtuais em locais físicos, tem sido chamada de “a irmã pobre” da realidade virtual. Graças a Pokémon GO, a tecnologia está deixando de lado tal fama e se mostrando muito mais rica do que se poderia supor.

4. A geolocalização finalmente se mostra potente para além do Google Maps

Os serviços de geolocalização estão presentes no mundo digital há algum tempo. Ainda assim, a tecnologia ainda não vinha ganhando aplicações significativas para além dos serviços de mapas e transportes. No caso de Pokémon GO, o que vemos é a utilização do recurso como elemento principal do produto de forma efetiva.

5. Pokémon GO obriga as operadoras de telefonia móvel a não descansarem

A qualidade nas conexões móveis é assunto constantemente discutido, e que geralmente tira os usuários do sério, sobretudo nos países em desenvolvimento. Para funcionar adequadamente, Pokémon GO exige estar conectado a uma rede de boa qualidade. Diante do sucesso do game, as operadoras se vêem obrigadas a tratar de reparar suas deficiências e entregar um serviço melhor a seus clientes, caso não queiram perder dinheiro.

6. O mundo está conectado e não quer se desconectar

Apesar de Pokémon GO estar disponível apesar em poucos países até agora, usuários ao redor do mundo estão correndo atrás de tudo quanto é recurso para poder ter acesso ao jogo. A globalização da conversa sobre o game é uma prova de que, em uma era tão conectada, não há sentido algum em manter barreiras geográficas.

http://adnews.com.br/tecnologia/6-reflexoes-sobre-o-sucesso-de-pokemon-go.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s