O Carnaval da mídia começou na quarta-feira de cinzas

 

07 de Março de 2017

carnaval

Pouca gente notou um surpreendente fato exatamente na quarta-feira de cinzas passada. Refiro-me a partida de futebol chamada “Atletiba”, entre o Atlético-PR e o Coritiba. Foi a primeira transmissão de uma partida de futebol ao vivo pela internet no Brasil.

Na verdade, o marco histórico só foi possível pela insistência dos dois times paranaenses, que não concordaram em jogar no dia 19 de fevereiro, quando a Federação Paranaense de Futebol alegou problemas de credenciamento da equipe técnica da transmissão que seria exclusivamente realizada pela web naquela data. Vale lembrar, que os clubes não fecharam o jogo com nenhuma emissora de televisão. De fato, todos sabemos que a história não era bem essa para a não realização do clássico. A razão que acabou prevalecendo foi o receio em permitir a transmissão de uma partida de futebol pelo Youtube e Facebook. Para mim, receio desnecessário, pois assim como o rio caminha para o mar, a TV caminha para o digital.

A tecnologia já está disponível há muitos anos, desde 2015 o Youtube transmite a Copa do Rei da Espanha, por exemplo. Mais ainda: em 2014 foi exibida ao vivo a WSL-Liga Mundial de Surf, que para nossa alegria teve como campeão um brasileiro, o Gabriel Medina.

Mas não pensem que neste novo cenário o Youtube e oFacebook estão sozinhos. O Twitter também já se posiciona e transmite globalmente a NFL-National Football League. Além disso, a rede social de 140 caracteres também comprou os direitos do PGA Tour, maior torneio de golfe americano, os jogos de rúgbi de seis nações, que reúnem a elite do rúgbi mundial, os jogos de tênis do Aberto da Austrália e ainda os jogos da MLB- Ligas de Beisebol, entre outros.

Quer outro exemplo? Na última sexta-feira (3) a GOL, transportadora aérea oficial da Seleção Brasileira de Futebol, se uniu com a CBF para transmitir a convocação oficial do técnico Tite, direto do hangar da companhia, através de uma Live no Facebook. Assim, no perfil da empresa na rede social, mais de 100 mil pessoas acompanharam cada convocado em tempo real, através de seus computadores ou smartphones.

Enfim, como podemos perceber, será muito difícil mesmo dissociar o computador da TV e a TV do computador. Eles estão se fundindo, unindo funções. A conclusão desta história toda é que a televisão está se tornando um computador. Daqui a pouco, a televisão tradicional sumirá do nosso dia-a-dia. (Último parágrafo do capítulo “Navegando pela TV” do meu livro Atração Global de 1998).

Para quem quiser assistir a histórica partida, que curiosamente teve quatro patrocinadores; a Copel Telecom, a Umbro, a Caixa e a NET, basta acessar o vídeo baixo, que já teve mais de 500 mil visualizações no Youtube, fora os três milhões ao vivo no Facebook:

Antonio Rosa Neto, presidente da Dainet e da ABEMD

http://adnews.com.br/adarticles/o-carnaval-da-midia-comecou-na-quarta-feira-de-cinzas.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s